Centro, Desenvolvimento e Perda de Tempo

Chamamos de centro as casas ao redor do ponto geométrico central do tabuleiro, ou seja: D4,D5,E4 e E5.

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Desenvolvimento é o avanço estratégico das peças até o limite. O procedimento é parecido ao do inicio de uma guerra. Ambos os exércitos tratam de alcançar o limite o quanto antes, com o propósito de avançar, se possivel, no território inimigo.

O movimento de peões não desenvolvimento. São jogadas auxiliares ao desenvolvimento.

Deve-se ter em mente que, se fosse possivel,  o ideal seria o desenvolvimento sem jogadas de peões, pois estes não são elementos agressivos. Porém, um desenvolvimento sem peões é irrealizavel, porque o centro de peões inimigos afastaria nossas peças desenvolvidas.

O fracasso de um desenvolvimento sem peões pode ser explicado nessas jogadas: 1.C3BR, C3BD ; 2.P3R








 

Como o peão não realizou seu máximo avanço, consideramos que o desenvolvimento das brancas não contam com peões 2 ...,P4R ; 3.C3B,C3B ; 4.B4B,P4D 5.B3C









 

Perda de tempo! as brancas movem duas vezes a mesma peça.










5. ...,P5D e as brancas se encontram numa posição incomoda.

Em concordância com a regra, as jogadas de peões são permitidas quando tendem a ocupar o centro ou estão em concordância lógica com este,


A vantagem de tempo no desenvolvimento.

A posição do diagrama abaixo é um típico exemplo de perda de tempo no desenvolvimento. Após: 1.P4R,P4D ; 2.PxP,DxP ; 3.C3BD e as negras são obrigadas a mover a dama, jogando duas vezes a mesma peça!








Outro exemplo:

Depois de 1.P4R,P4R ; 2.P4BR,C3BR ; 3.PxP,CxP








 

Lance obrigatório para não perder um peão sem compensação! 4.C3BR (para evitar D5T+), C3BD ; 5.P3D (complemento lógico da jogada PxP), C4B ; 6.P4D, C5R ; 7.P5D,








 

As brancas depois de 7. ...,C1C tem a possibilidade de ganhar novos tempos com 8.B3D ou 8.C2D.

Tutorial elaborado por Sandro D. M. Carvalho