
Centro, Desenvolvimento e Perda
de Tempo
Chamamos de centro as
casas ao redor do ponto geométrico central do tabuleiro, ou seja: D4,D5,E4 e
E5.

Desenvolvimento é o
avanço estratégico das peças até o limite. O procedimento é parecido ao do
inicio de uma guerra. Ambos os exércitos tratam de alcançar o limite o quanto
antes, com o propósito de avançar, se possivel, no território
inimigo.
O movimento de peões não
desenvolvimento. São jogadas auxiliares ao desenvolvimento.
Deve-se ter em mente que, se fosse
possivel, o ideal seria o desenvolvimento sem jogadas de peões, pois estes
não são elementos agressivos. Porém, um desenvolvimento sem peões é
irrealizavel, porque o centro de peões inimigos afastaria nossas peças
desenvolvidas.
O fracasso de um desenvolvimento sem peões pode ser explicado
nessas jogadas: 1.C3BR, C3BD ; 2.P3R
-
Como o peão não realizou seu máximo avanço, consideramos que
o desenvolvimento das brancas não contam com peões 2 ...,P4R ; 3.C3B,C3B ;
4.B4B,P4D 5.B3C
- Perda de tempo! as
brancas movem duas vezes a mesma peça.
5. ...,P5D e as
brancas se encontram numa posição incomoda.
Em concordância com a
regra, as jogadas de peões são permitidas quando tendem a ocupar o centro ou
estão em concordância lógica com este,
A vantagem de tempo no
desenvolvimento.
A posição do diagrama abaixo é um típico exemplo de
perda de tempo no desenvolvimento. Após: 1.P4R,P4D ; 2.PxP,DxP ; 3.C3BD e as
negras são obrigadas a mover a dama, jogando duas vezes a mesma peça!
- Outro
exemplo:
Depois de 1.P4R,P4R ; 2.P4BR,C3BR ; 3.PxP,CxP
- Lance obrigatório para
não perder um peão sem compensação! 4.C3BR (para evitar D5T+), C3BD ; 5.P3D
(complemento lógico da jogada PxP), C4B ; 6.P4D, C5R ; 7.P5D,
- As brancas depois de 7.
...,C1C tem a possibilidade de ganhar novos tempos com 8.B3D ou 8.C2D.
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Tutorial elaborado por Sandro D. M. Carvalho
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