O bom e o mau bispo



Se olharmos para o diagrama abaixo, veremos uma posição em que o material é exatamente igual para ambos os lados, apesar disso, as brancas tem uma vantagem consideravel, e realmente venceram a partida em um dezena de jogadas.

 

b2d1.gif (4136 bytes)

 

A explicação da vantagem branca esta na diferença qualitativa dos bispos. Enquanto que o bispo em d3 não se acha bloqueado por seus peões e pode atacar nas duas alas, seu adversário esta condenado a inatividade pela cadeia de peões pretos.

O Valor de um bispo pode normalmente ser estabelecido pela seguinte regra: o bispo tem bom raio de ação, se seus próprios peões estiverem postados em casa da cor oposta. É claro que isto somente se aplica onde a formação dos peões não possa ser facilmente alterada, como o diagrama abaixo:

 

b2d2.gif (4528 bytes)

 

Aqui, as brancas tem três peões em casas da mesma cor de seu bispo, e apenas dois em casas de cor oposta, enquanto que o inverso se verifica com as pretas. Porém os três peões brancos na ala da dama podem modificar facilmente suas posições. O que determina se os bispos são bons ou maus são os peões imóveis na ala do rei; portanto, é o bispo branco que deve ser considerado bom.

A diferenciação no valor dos bispos é um importante fator estratégico. Como norma, cada lado deve esforçar-se por colocar seus peões em casas de cor opostas a de seu bispo; dessa maneira, torna-se mais facil bloquear os peões do adversário, nas casas acessíveis ao bispo. Quando a posição foi simplificada e a formação de peões é rígida, ambos os lados devem tentar livrar-se de um mau bispo, e conservar o bom. No meio-de-jogo é algumas vezes possivel uma série de trocas, que conduza a um final favolravel, de um bom contra um mau bispo. Bronstein aplicou esta idéia contra Najdorf.









Position after:

Najdorf - Bronstein

1...Axc3 2.Dxc3 De5 3.Dxe5 dxe5

A vantagem obtida com o bispo bom provou ser suficiente para ganhar a partida

0-1

A regra formulada anteriormente para determinar se um bispo é bom ou mau, deve ser modificada em circustâncias especias. Assim por exemplo, depois das jogadas: 1-P4D,P4D; 2.P4BD,P3BD; 3.PxP,PxP; 4.C3BD,C3BR; 5.C3B,C3B; 6.B4B,B4B; 7.P3D,P3R :

 

b2d3.gif (5582 bytes)

 

Os bispos f4 e f5 não devem ser considerados maus, apesar de que são da mesma cor de seus próprios peões sob bloqueio; sua sitiação, no exterior da cadeia de peões, é a causa da exceção, e permite-lhes, mesmo, desenvolver forte ação. Em uma partida Botvinnik-Trifunovic, que alcançou essa posição, as pretas replicaram a 8.D3C com 8...B5CD!; após o que trocaram seu "bom" bispo em b4 pelo cavalo branco em c3, mas obtendo, não obstante, uma boa partida devido a posição ativa das demais peças menores.