Limite sobre o movimento das peças

O movimento das peças se desenvolve dentro do tabuleiro. As casas a margem do tabuleiro são os limites para o moviemento das peças. Outros dois fatores limitam o moviemento das peças:

Encontrar no caminho uma peça de sua cor.

Neste caso, não é possivel saltar sobre esta peça nem ocupar sua casa. A casa anterior é o limite do movimento. Somente o cavalo pode saltar por cima de uma peça.

No exemplo acima, a dama branca tem seu movimento limitado por peça da mesma cor. A dama possui 8 casas possiveis para se movimentar.

Nota-se, acima, que o cavalo tem somente 4 casas para mover-se.

A torre tem seu movimento comprometido pelo peão e o rei e pode mover-se unicamente duas casas.

Exceção:

O cavalo é a única peça que pode saltar sobre as outra.

No exemplo acima, o cavalo tem duas casas que pode ocupar. A torre e o bispo estão imóveis.

Encontrar no caminho uma peça inimiga.

Neste caso, a peça pode chegar até a casa ocupada pela peça inimiga e tomar posse dela, com excessão do peão, que veremos mais adiante. Neste caso, a peça movida deve ocupar a casa da peça contrária que será retirada do tabuleiro. Isto se chama capturar, tomar, comer ou ganhar uma peça.

Acima, se jogam as brancas: a dama pode chegar até o cavalo preto. Neste caso, a dama pode tomar o cavalo. A dama ocupa a posição do cavalo e este é retirado do tabuleiro. A torre branca pode tomar a torre preta. Se a pretas jogam: o cavalo pode tomar o bispo branco, e a torre pode tomar a torre branca.

 

Tutorial elaborado por Sandro D. M. Carvalho