Dois monumentos de combinações

A "Evergreen" e a "Imortal"


A pesar de que a partida entre Anderssen e Kieseritzky, conhecida por "Imortal", é a que tem maior prestigio, em nossa opinião, muito mais valiosa pela situação crítica em que ambos adversários se encontram é a segunda imortal de Anderssen, que na Alemanha foi batizada com o nome de "Evergreen", ou "Sempre viva".

Um dos aspectos mais valiosos da beleza no xadrez é, casualmente, o grande risco que corre quem faz a combinação. A maior abundância de sacrifícios traz mais emoção e as maiores probabilidades de derrota caso o sacrifício fracasse. A vitória chega com maior mérito. No conceito antigo, a importância de uma partida de xadrez residia na audácia que o jogador emanava e na temeridade que o destacava entre os demais. Evidentemente, havia uma grande profundidade na análise, pois ao menor erro todo este monumento de trabalho se vem abaixo neste tipo de xadrez. Mas, os mestres antigos preferiam ganhar combinando com perigo em lugar de faze-lo por vias mais naturais e tranquilas. Havia nisto um prazer singular em jogar com o perigo e uma vaidade, criada pelo ambiente, que os impedia de "acovardar-se", renunciar a combinação e fazer um xadrez mais especulativo.

A influência de Steinitz

Quando Steinitz surgiu não se depreciou a combinação, apenas se considerou que antes de lançar-se em uma aventura semelhante era necessário haver assegurado a própria posição. Ou seja, surgiu em primeiro plano o princípio da própria segurança, que não deve estar em nenhum caso sujeito aos recursos heróicos, especialmente quando não há necessidade. Nisto fundamentou-se o xadrez moderno ao não comprometer o futuro numa aventura luminosa.

A combinação moderna

A combinação de sacrifício deve realizar-se, pois, a pesar da beleza que tem e do irresistível encanto que a faz tentadora, quando não há outro recurso para evitar a derrota ou quando não se corre nenhum risco de contra-ataque ou quando se recobra o material com rapidez. Este é o xadrez moderno, e não há dúvida de que, se falta o poder emocional do antigo, é muito mais generoso em solidez e esta muito mais afinado com a inteligência e o raciocínio. A mecânica e a matemática deram maior solidez as ciências e o reflexo desta transformação no espirito humano se faz sentir de intensa maneira na técnica enxadrística. O que antes era um problema de audácia, agora é um método de análise e de lógica.












Position after:

Anderssen - Dufresne [C52]

A "Sempre Viva"

1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 Bc5 4.b4 Esta jogada se denomina gambito Evans. Seu autor, o Capitão Evans, a introduziu na prática das partidas rápidas em 1832, sem supor o alcance que teria na técnica do xadrez. Se trata de um gambito que tem por objetivo ganhar tempo no desenvolvimento, as custas de um sacrifício de peão lateral. A técnica provou que não é tão eficaz como se pensava e agora sua prática é quase nula. 4...Bxb4 5.c3 Ba5 6.d4 exd4 7.0-0 d3 Uma das variantes mais lógicas. As negras devolvem o sacrifício sem favorecer o desenvolvimento do adversário. 8.Db3 Df6 9.e5 Dg6 10.Te1 Cge7 11.Ba3 As brancas tem dois peões a menos, mas observe que magnífica mobilidade possuem. A dificuldade máxima das negras é o desenvolvimento do bispo da dama e agora, visando resolver este problema, entregam um peão para buscar a contra-ofensiva. 11...b5 12.Dxb5 Tb8 13.Da4 Bb6 14.Cbd2 Bb7 15.Ce4 Df5 16.Bxd3 Dh5 Neste momento se inicia uma das combinações mais extraordinárias da história do xadrez. O valor da mesma reside no fato de que, para leva-la a cabo, as brancas devem se colocar numa posição de mate. 17.Cf6+ gxf6 18.exf6 Tg8 As negras parecem agora ter um ataque mais direto pela grave ameaça DxC. Um jogador moderno teria achado o caminho da vitória de uma maneira mais simple que Anderssen. Haveria seguido, sem dúvida, a prudente jogada indicada por Lasker 19.Be4, defendendo o cavalo previamente, mas isto haveria sido uma deselegância para o impetuoso Anderssen, e o que esta partida perdeu em simplicidade ganhou em emoção e brilho. 19.Tad1!! Finíssima jogada, que a primeira vista parece uma barbaridade. A uma ameaça tão direta como DxC, com sua desagradável derivação de mate em g2, as brancas replicam com uma manobra preparatória, mas encerra um propósito muito recôndito. 19...Dxf3 20.Txe7+! Cxe7 21.Dxd7+!! A segunda surpresa. Agora as brancas sacrificam a dama para poder dar um mate tão bonito e original 21...Rxd7 22.Bf5+ Re8 [22...Rc6 23.Bd7#] 23.Bd7+ Rf8 24.Bxe7# 1-0












Position after:

Anderssen - Kieseritzky [C33]

A 'Imortal"

1.e4 e5 2.f4 exf4 3.Bc4 b5 Esta jogada se chama contra-gambito Kieseritzky. Se trata de um sacrifício de desviação, que tem a finalidade de ganhar tempo no desenvolvimento. Kieseritzky foi o primeiro mestre que a praticou. 4.Bxb5 Dh4+ 5.Rf1 Cf6 6.Cf3 Dh6 7.d3 Ch5 8.Ch4 c6 9.Cf5 Dg5 10.g4 Este tipo de jogada fazia a delicia dos enxadristas do século XIX e também agrada a multidão de aficionados de hoje, que buscam mais a beleza que a correta e fria técnica. 10...Cf6 11.Tg1! cxb5 12.h4 Dg6 13.h5 Dg5 14.Df3 Cg8 Única para salvar a dama. 15.Bxf4 Df6 16.Cc3 Bc5 17.Cd5 Anderssen segue a magnífica combinação que começou no lance 11 e agora define a partida de impressionante maneira. Mas é evidente que a desproporção de material em ação deve dar seus frutos. 17...Dxb2 18.Bd6!! Bxg1 [18...Dxa1+ 19.Re2 Dxg1 20.Cxg7+ Rd8 21.Bc7#; 18...Bxd6 19.Cxd6+ Rd8 20.Cxf7+ Re8 21.Cd6+ Rd8 22.Df8#] 19.e5 Dxa1+ 20.Re2 Ca6 21.Cxg7+ Rd8 22.Df6+! Cxf6 23.Be7# As brancas deram mate com somente três peças menores e possuem nada a menos que duas torres,a dama e um bispo a menos, mas as peças valem pelo que fazem e não por sua simples existência. A partida é, sem dúvida, notável, mas o erros de abertura foram muito graves por parte de Kieseritzky. Se este tivesse seguido com a jogada lógica 5... B2C na abertura nada teria havido. Mas isto não atenua o mérito de Anderssen, que explorou de maneira espetacular os erros de seu rival. 1-0