Tempo
e Material
O
verdadeiro segredo da combinação é reconhecer o tema acima. No xadrez, as peças
valem pelo que fazem e não por sua simples existência no tabuleiro. Esta verdade
"todos compreendem", mas quase nenhum jogador novato aplica: no ardor de
capturar um peão, esquece do desenvolvimento e o resultado é uma superioridade material aparente e a desvantagem de tempo , já que perde vários tempos a
busca de uma superioridade duvidosa.
Esta é a razão que dá vida a todos
os gambitos (sacrifícios de peão na abertura para acelerar o desenvolvimento das
peças e abrir linhas para as próprias forças) e a justificativa das combinações.
Veremos, num simples exemplo de Spielmann, até que grau é fácil compreender uma
combinação numa partida que se reconhece a verdade irrefutável de que a vantagem
de tempo é superior nos planos a vantagem
material.
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As brancas ameaçam ganhar um peão 12...f5! Spielmann deduziu que a falta de desenvolvimento do flanco da dama adversário e a possível abertura da coluna do BR valiam muito mais que um peão. [12...Bf5 defendendo o peão, porém deixando as brancas com boa posição de ataque 13.Cbd2 (13.Cg5 Cxg5 14.Bxf5 Ce6 15.-- d4) 13...Cxc3] 13.exf6 Dxf6 14.Bxe4 dxe4 15.Dxe4! Bb3 Spielmann retira da dama adversária a casa c2 e prepara o ganho de tempo com T(a)e1. Observe que Spielmann tem em jogo todas as suas peças menores o que colocará economicamente em ação a torre e o cavalo adversário em f3 esta imobilizado, porque deve obstruir a conjugação das ameaças do BR negro sobre o peão f2. As brancas tem superioridade material mas estão em inferioridade porque suas peças da ala da dama estão inertes. 16.c4 Um erro. O que esta em inferioridade de desenvolvimento deve evitar o avanço de peões. [16.Be3!?] 16...Dd6 17.Cbd2 [17.Dd5+ quando se tem desenvolvimento inferior há um grande perigo de ser atacado. Neste caso é prudente a simplificação , que favorece ao que deve defender. Por esta razão estratégica era melhor Dd5+, devolvendo o peão e chegando a um final inferior, porém com mais chances.] 17...Tae8 18.Db1 observe ao que chega as brancas para poderem manter uma vantagem material. A luta entre espaço e material esta ficando crítica. A medida que a partida avança, o negro esta assegurando a fiscalização de maior número de casas do tabuleiro, o que equivale dizer que domina estrategicamente a situação. 18...Cd4! 19.Ce4 [Com habilidade, Spielmann coordenou a vantagem em espaço com a debilidade da casa f2 inimiga. Agora não é possível seguir com a manobra natural 19.Cxd4 Dxd4 20.Cf3 Txf3 21.gxf3 Te1 22.Be3 Txb1 23.Bxd4 Txf1+ 24.Txf1 Bxd4+-] 19...Cxf3+ 20.gxf3 Dg6+ 21.Rh1 Txf3 Manobra simples que não só recobra o peão para as negras , mas põe término a uma clássica luta estratégia. 22.Te1 [22.Cxc5 Bc2 23.Da2 Txf2! 24.Tg1 Te1 25.Bg5 De4+ 26.Cxe4 Bxe4#] 22...Txf2 23.Bg5 Dh5 24.Cf6+ gxf6 25.Txe8+ Rf7 0-1 |
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A posição é aparentemente equilibrada . As brancas tem o ataque e pressionam a ala do rei adversário, mas para ganhar precisam abrir brechas no roque adversário. As negras estão ameaçando trocar o cavalo c6 pelo cavalo branco e5, que é a peça mais agressiva, e logo jogar c5 contra-atacando. E também, em um final, estaria melhor o negro, pela mais prudente colocação de seus peões. O enxadrista norte-americano Mr.Fox criou uma combinação magnífica, que respondia ao plano de ganhar tempo a custa de material, e para realiza-la jogou: 17.Cdc4 Apoiando o cavalo em e5 para retomar o cavalo caso as pretas joguem CxC. Também há uma excelente cilada. 17...dxc4? Com desejo de ganhar material, Bauer não vacila e abrir linhas ao adversário. 18.Dxg6!! hxg6 [Um novo e perfeito sacrifício, já que põe o adversário no dilema de capturar e permitir que a combinação siga, ou, levar mate com: 18...-- 19.Dxh7+ Rf8 20.Dh8#; 18...fxg6 19.Bxc4+ Rf8 20.Cxg6+ hxg6 21.Th8#] 19.Cxg6!! O terceiro sacrifício que acaba de abrir brechas no campo inimigo e que tem enorme força de ameaçar mate em uma jogada, ou seja, e portanto, a obrigação de aceita-lo As peças negras estão inativas, em mérito a habilidade com que o branco transforma o material (peças que entrega) em tempo (impossibilidade de que o adversário ponha em ação os efetivos e remedeie a situação) 19...fxg6 20.Bxc4+ Seguido de Th8 mate. Se o jogador que conduzia as branca não conhecesse o valor relativo das peças e a importância que tem os tempos nas posições abertas não teria podido conceber a notável combinações de sacrifícios que o levou a vitória. 1-0 |
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1.e4 Cf6 2.Cc3 d5 Ao invés de entrar na abertura vienense, as negras preferem seguir as rotas típicas da defesa Alekhine. 3.e5 Cfd7 [Primeira perda de tempo. O correto era: 3...d4 atacando o cavalo inimigo. Esta retirada e a consciência exata da importância dos tempos na abertura permitem a Spielman conceber um método de bloquear o jogo inimigo, e obriga-lo a uma grande manobra para que ponha em ação suas peças. ] 4.e6! Entrega típica de peão, recomendada em todos os casos similares em que o adversário, para captura-lo, deve faze-lo com um peão, o que anula a ação dos bispos, debilita a ala do rei e da vantagem em espaço ao que entrega material. 4...fxe6 5.d4 Cf6 As pretas terão graves dificuldades no desenvolvimento de suas peças e o branco, em contrapartida, se desenvolverão rapidamente. [O holandês Landau não esta compenetrado da maior importância do tempo na abertura. Deveria devolver o peão mediante: 5...e5 6.dxe5 e6] 6.Cf3 c5 7.dxc5 Cc6 8.Bb5 Bd7 9.0-0 Dc7 10.Te1 h6 Para evitar a ameaça Cg5 que impede o O-O-O 11.Bxc6 bxc6 12.Ce5 g5 Subsiste a influência da notável entrega de peão das brancas na quarta jogada. Para por em ação o desventurado BR e impedir a jogada Bf4, as negras seguem debilitando sua posição. Não podem rocar grande pela ameaça Cf7, e o cavalo branco domina a casa vital de combate e5. 13.Dd3 Tg8 14.b4 Bg7 15.Dg6+ Rd8 16.Df7 Be8 17.Dxe6 Tf8 18.b5 Ce4 Agora veremos como Spielmann recorre ao expediente da entrega de material para ganhar tempo. E agora é tanto mais necessário porque o negro, mediante a entrega de um peão, pode safar-se de suas dificuldades. 19.Txe4! Spielmann quer abrir a coluna da dama para dar xeque com a torre, e necessita ganhar tempo mediante sacrifício de material. 19...dxe4 [19...Bxe5 20.Txe5 Tf6 21.Txd5+] 20.Bf4 Segundo sacrifício orientado pelo desejo de ganho de tempo. 20...Bxe5 21.Bxe5 Dd7 22.Td1 cxb5 23.Txd7+ [Melhor seria: 23.c6 ] 23...Bxd7 24.Dxh6 Tg8 25.c6 Be8 26.Cxb5 Toda partida girou ao redor da jogada chave: 4.e6, que definiu a estratégia e entorpeceu a mobilidade do negro as custas de um peão, mas permitiu ganhar tempo no desenvolvimento, ao reduzir o inimigo a possibilidade de desenvolver as peças. 1-0 |
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